A HARMÔNICA DE VIDRO

Recentemente assisti a um filme do Sherlock Holmes (cara, eu AMO as histórias do Sherlock!) com o Galdalf!!! Quer dizer, o Ian McKellen (risos).

No filme, Sherlock está na terceira idade, não tem mais a companhia do doutor Watson e se mudou para uma propriedade rural onde se dedica a criar abelhas… O grande mistério gira em torno da própria memória de Sherlock, que aparentemente está sofrendo de Alzheimer. Sua memória está cada vez mais fragmentada e, apesar de tentar de todas as formas adiar o inevitável, ele sequer consegue se lembrar do porquê de ter parado de investigar casos e se mudado para aquele lugar.

IARA – A SEREIA BRASILEIRA

Conta a lenda mais conhecida que Iara era a filha de um poderoso pajé. Ela tinha dois irmãos, mas se destacava por sua bela voz, que encantava a todos, e por suas habilidades excepcionais como guerreira. Seu pai, o pajé, era só elogios. Todos a amavam… exceto seus irmãos.

Esses tinham muito ciúme de Iara. Ela era uma mulher e tinha mais reconhecimento que eles. Era melhor guerreira e, a julgar pela maneira como todos a tratavam, melhor companhia; um absurdo inaceitável! Assim, cegos pela inveja, eles decidiram matá-la…

A Lenda das Sereias

Todos já ouvimos falar ou ao menos estamos familiarizados com a imagem de Ariel, a pequena sereia, personagem do conto homônimo de Hans Christian Andersen, popularizado pela Disney. Na verdade, as sereias fazem parte do nosso imaginário coletivo; não são mera fantasia para os pescadores de comunidades isoladas. Iemanjá, a deusa afro-brasileira das águas, é algumas vezes representada como uma sereia e as lojas de artigos de umbanda estão cheias de imagens de sereias sentadas em rochedos (eu mesmo tenho uma muito bonita no meu altar). Não é, no entanto, a essas entidades belíssimas com calda de peixe que a palavra “sereia” se reporta originalmente. Vamos conversar um pouco sobre elas?

As Irmãs Fox e a Gênese do Espiritualismo Contemporâneo

Semana passada falamos do Tabuleiro Ouija e achei que seria interessante trazer um pouco da história das irmãs Fox, agora.
Elas estão intimamente ligadas ao surgimento desse brinquedo (sim, é um brinquedo), bem como ao surgimento do próprio movimento espiritualista estadunidense; além disso, tiveram uma vida recheada de polêmica e até os dias de hoje são objeto de muita controvérsia…

OLIVEIRA, A HISTÓRIA ASSUSTADORA DOS IRMÃOS NECRÓFILOS DE NOVA FRIBURGO

Na trilha do lançamento de Isolados, novo filme de Tomas Portella (Qualquer Gato Vira-Lata), inspirado na história real de Ibrahim e Henrique de Oliveira, os “irmãos necrófilos”, acho pertinente relembrar a trajetória dessas personagens assustadoras da nossa história recente. Digo isso porque, embora a coisa toda tenha acontecido entre os anos de 1995 e 1996, eu, que tenho excelente memória, não me lembrava do caso. Daí a pergunta: com quantos mais estaria acontecendo a mesma coisa?